22 de outubro de 2008

Por que não voto em Gabeira

Agora as coisas estão mais claras, mais definidas. Anteontem, no mesmo dia em que as centrais sindicais alinharam-se em torno da candidatura de Eduardo Paes, o deputado federal Fernando Gabeira foi recebido com honra e festa pelo Clube Militar, aquele antro de generais de pijama, direitistas até no pêlo das axilas. Os militares entrevistados admitiram que o apoio à Gabeira, ex-sequestrador de diplomatas, era algo "inusitado". A explicação seria o empenho de Gabeira em lutar contra a corrupção. Lacerdismo em estado puro.

Ficou bem mais fácil agora. A eleição polarizou-se. E daí que os artistas globais votam em Gabeira? Quando Lula tinha apoio de todos os artistas da televisão, quando todos cantavam juntinhos e felizes e esperançosos a musiquinha lulalá brilha uma estrela, lulalá, o Lula só perdia eleição. Em 2006, quando já nenhum artista global arriscava-se a apoiar abertamente Lula (os que o fizeram foram escancaradamente perseguidos e humilhados em praça pública, como Wagner Tiso, Paulo Betti, etc), aí que Lula registrou sua vitória mais esmagadora.

Como dizia Nelson Rodrigues, toda unamidade é burra. A unanimidade da classe artística em torno de Gabeira é burra. Quem é Fernando Gabeira? Andei folheando seus livros. Amontoado de besteirol. Mesmo o famoso Que é isso, companheiro? não passa de uma suposta crítica ao "machismo" da esquerda. Que fez ele como deputado federal? Fernanda Torres aparece na TV afirmando que uma das melhores contribuições do Rio ao país foi ter eleito Fernando Gabeira como deputado federal. Ela esqueceu, porém, de dizer o seguinte. Gabeira não ganhava eleição pelo PV, então mudou para o PT, ganhou as eleições, e saiu do PT meses depois. Elegeu-se com dinheiro e recursos do PT, e mal assumiu seu cargo tornou-se o mais feroz inimigo do partido e do governo que o tinha eleito. Vira casaca e traíra. Seus discursos contra a corrupção sempre foram seletivos. Votou a favor da reeleição golpista de FHC. Onde estava o paladino da ética quando FHC vendeu a Vale por 1 bilhão de reais em moedas podres?

Um rapaz abordou Gabeira na rua e cobrou o apoio que ele deu à privatização. Gabeira respondeu o bordão tucano: "você tinha celular antes?". Ora, ninguém tinha celular antes da privatização, certo. E sabe por que? Porque o celular não fora inventado!

Na verdade, nem sou contra a privatização do sistema telefônico brasileiro. Mas tenho certeza que o governo poderia ter exigido uma série de contrapartidas, sendo a principal delas estabelecer preços de ligação mais baixos. Certo, todo mundo tem celular hoje. Mas ninguém pode fazer ligação, ahaha. A ligação é tão cara, que 90% das pessoas que possuem celular apenas recebem. A ligação de celular pré-pago custa mais de R$ 1 por minuto. De vez em quando eu ponho uns R$ 20 no meu celular. Dura dias, e aí fico meses apenas recebendo. Meus amigos têm celular, mas quase ninguém liga para ninguém. Todo mundo com seu celular "pai-de-santo", que só "recebe".

A propaganda de Gabeira só tem musiquinha. E Arnaldo Jabor me vem com mais um de seus flatulentos artigos: que Kassab e Gabeira são o equivalente ao fenômeno Obama! Tenha dó! O apoio midiático e da direita à candidatura da direita e a submissão sexual da classe artística me enojam.

Em relação às drogas, vocês acham que Gabeira irá fazer qualquer coisa que vá de encontro ao seu novo eleitorado conservador? A última posição realmente corajosa sobre as drogas foi tomada por Sérgio Cabral, governador do estado do Rio de Janeiro, Pmdbista e apoiador de Eduardo Paes, que afirmou recentemente, e repetiu diversas vezes depois, que é favorável à legalização das drogas. Não descriminalização. Legalização mesmo. E Gabeira, falou alguma coisa? Nada. Gabeira tem como certo o apoio dos milhões de cariocas, jovens ou não, que orbitam em torno da cultura da maconha. Mas essas pessoas são ingênuas. O próprio Gabeira afirmou que Sérgio Cabral tem uma posição "excessivamente" liberal em relação às drogas.

Eduardo Paes tem sido muito mais substantivo que Gabeira sobre um problema que aflige imensamente os cariocas: a saúde pública. Enquanto Caetano canta cidade maravilhosa, Paes promete abrir Unidades de Pronto Atendimento (UPA) em todo município. Além disso, há o fator político. Gabeira assumiu sua posição há tempos. É mais um garoto propaganda do PSDB. E assim continuará. Sua vitória no Rio fortalecerá a plataforma de campanha de José Serra em 2010.

Ontem eu quase vomitei ao ler a seguinte notícia: que os médicos do município não recebiam salário há dois meses, sendo essa uma das razões da paralização do atendimento no hospital Miguel Couto, o segundo maior da cidade. E o mais absurdo é que os médicos não pagos são os contratados pelo regime privatista de cooperativa, essa invenção tucana que enriquece dois ou três donos de cooperativa e empobrece os milhares de médicos que trabalham dia e noite para salvar vidas. A prefeitura admitiu o atraso e disse que ocorreram "problemas administrativos". Ora, problemas administrativos é o caralho! É falta de vergonha na cara atrasar salário de médico! Ainda mais médico de emergência! De médicos que já sofrem por serem contratados sob o regime precário e inseguro de cooperativa, em vez de serem, como deveria ser, admitidos como funcionários públicos, com todos seus direitos trabalhistas garantidos.

E sabe quem é responsável, desde que César Maia surgiu no horizonte político carioca, pela área de saúde pública no Rio? O PSDB. Na verdade, Gabeira representa simplesmente a continuidade. Seus quadros serão os mesmos do atual prefeito, pois o PV também fazia parte da gestão Maia. O maior nome do PV no Rio, Alfredo Sirkis, é homem do César Maia. O PSDB tem sido, há anos, aliado de César Maia.

Essas são as razões para eu não votar em Gabeira, e sim em Eduardo Paes. Quando eu lembrar de outras, escrevo aqui.

25 comentarios

Patrick disse...

Antes das privatizações, as empresas estatais eram proibidas de receber empréstimos do BNDES, em função de um Decreto do governo Sarney. Depois da privatização, os grupos que adquiriram essas empresas não colocaram, como diz o PHA, um tusta do seu bolso na expansão das redes. Simplesmente correram ao BNDES para pegar empréstimo para expansão das redes. Hoje todo mundo tem celular no Brasil graças a dinheiro público, estatal, do BNDES.

Referências: Brasil privatizado, de Aloysio Biondi e noticiário de economia.

Anônimo disse...

E tem coisa mais anticarioca do que aquele ar blasé do Gabeira, aquele permanente jeitão cansado, entediado, de "pessoa intelectualmente superior", aquela voz empostada de locutor e aquela fala ultrapausada,como se para falar com o povo ele tivesse de ser "didático"?

Anônimo disse...

Depois dessa, do Gabeira ir ao Clube Militar, parece que fez escola com FHC, esqueçam o que disse. Ou, talvez, o que nunca tenha dito, mas que atribuem, o PIG, a ele ter dito.

Juliano Guilherme disse...

É isso aí Miguel. O voto da direita no Gabeira é genuíno. O voto da esquerda e da classe artística no Gabeira é fútil e frívolo. Um voto "bobinho", ou um autêntico "voto caetano". Taparei o nariz o votarei no Paes

Anônimo disse...

Boa,acho q vou tapar o nariz e votar tbm.Ainda não sei sobre isso,mas em Gabeira,não!
Mas vou copiar e colar esse texto (com créditos e link,claro) e mandar pra todo mundo q me manda e-mail dizendo pra ir de verde domingo e blablabla.Não vou surfar nessa onda merrrmo,se depender de mim,vira marola,hehe.

Blog de Pirenopolis disse...

Parabens ! Raciocinio logico e transparente,melhor impossivel.Gabeira hoje e sinonimo de atraso.

André Lux disse...

Prefiro mil vezes um fascita que veio para esquerda do que um esquerdista que foi para a extrema-direita... Gabeira é podre. Nojento.

Anônimo disse...

Sou de SP - Capital e acompanho com interesse a eleição aí do Rio. Tenho lido muito sobre ela e assistido vídeos de campanha. Fiquei estarrecido com alguns do Gabeira. Um especialmente me chocou, um que prometia, se não me engano, 25 pólos de desenvolvimento. Pois bem, o PSDB daqui (Serra/Kassab) prometeu, atente bem, 1 destes pólos e não cumpriu! Prometeram apenas um, na região da cracolândia e passados 4 anos, o resultado é Nada!

Como é que o Gabeira e suas turma do PSDB-DEM prometem 25?!

Acho que o Rio está prestes a cair no conto do vigário se eleger Gabeira. A esquerda festiva vai ter um choque de realidade .. olha, a coisa aí no Rio vai ficar interessante de ver.

Quer saber o que é o Gabeira? É um FHC, arrogante e fora da realidade.

Boa sorte pra vcs, vão precisar.

Aqui em SP, se ganharem os parceiros do Gabeira, a desgraça continua.

Unknown disse...

Miguel,

Parabéns, vejo que você andou lendo os comentaristas do seu blog, que lhe alertaram sobre este pseudo-esquerdista chamado Gabeira.
Cristo já dizia: "Diga-me com quem tu andas que lhe direi quem tu és".
Veja com quem Gabeira está cercado: toda a turma do PSDB, o PIG e agora os generais de pijama, tá demais!
Xô Gabeira!

Anônimo disse...

olha a bomba:

Ministério Público dá parecer favorável à impugnação da candidatura de Kassab
Rosanne D'Agostino
Em São Paulo
O promotor eleitoral Eduardo Rheingantz apresentou parecer favorável à ação em que Marta Suplicy (PT) pede a impugnação da candidatura de Gilberto Kassab (DEM), com quem disputa a Prefeitura de São Paulo.

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) deve julgar o pedido nos próximos dias. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) anunciou que irá acelerar o julgamento dos recursos de impugnação de candidaturas para que não haja atraso até a posse dos eleitos.

http://eleicoes.uol.com.br/2008/ultnot/2008/10/22/ult6009u307.jhtm

Anônimo disse...

O André Lux disse tudo... boa, Miguel.

Anônimo disse...

Ufa!

arlene disse...

Parabéns pela decisão, Miguel

Anônimo disse...

É isso aí, Miguel. Gabeira de jeito nenhum! Ele não inspira a menor confiança.

Anônimo disse...

Grande e transbordante, Miguel!!!!!!!!!!!!!!!
Super-analista político, mataste a charada, parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!
estou contigo e não abro!Ainda bem que caiu a ficha!
ET: Veja lá no meu comentário da coluna do Mirisola e leia por que sou Marta quando menos porque Kassab leia-se Bornhausen,Maluf,Pitta e toda a oligaquia ultra-direitista paulistana - que é o pior reduto que há no Brasil, uma combinação absurda do atraso aleijado com o avanço selvagem - banqueiros,rentistas, donos de terra - sem contar o processo do Bornhausen conta o Emir Sader que o fez perder o emprego!Este é só um aperitivo se elegermos Gabeira no Rio e Kassab em Sampa!
Parabéns, Miguel

Marcia Denser

Anônimo disse...

Alguém sabe dizer se o Gabeira já readiquiriu seu visto pra entrar nos EEUU? Será que essa sua virada à direita não tem a ver com isso: dar uns rolés nos EEUU, maiamis, califa, niu iorque? Ninguém é de ferro pra viver perto dessa gente "politicamente ignorante e suburbana", né gentéin! ...

Anônimo disse...

Não é esse o mesmo Eduardo Paes que acusou Lula e o governo de corrupção, tanto quanto o Gabeira? Vira-casaca só é ruim se passa do nosso lado para o outro? De lá pra cá é mais bonito, é mais honrado? A esquerda festiva se equivoca votando em Gabeira, e a esquerda combativa se equivoca votando em Paes. O voto nulo é a única opção para a esquerda consciente.

Anônimo disse...

Achei ridícula essa sua opinião sobre o Gabeira. Vira-casaca pior que Eduardo Paes não existe. Mas, como existe gosto pra tudo e mal gosto também é gosto. Vá lá!!!!
Domingo a gente se vê nas urnas....

José Carlos Lima disse...

Aqui o Gabeira antes e depois

http://www.projetobr.com.br/web/blog?entryId=9537

tete bezerra disse...

até que enfim miguel!ufa!gostei da decisão,gabeira não!!!

Juliano Guilherme disse...

eu só voto no Gabeira se alguma dessas globais derem para mim

Anônimo disse...

Juliano,
bem lembrado.

eu faria o mesmo.
não pela companhia de uma global mas de um global

o Cauã tá de bom tamanho

hummmm

Anônimo disse...

Gilson Caroni Filho: Gabeira e os canibais do Jobi
São múltiplas as significações da candidatura Gabeira e da “onda verde" nas eleições municipais do Rio de Janeiro, mas a mais expressiva de todas aponta para uma parcela da classe média em permanente crise de identidade.

Em processos eleitorais há quem veja determinadas posturas e discursos como expressões de coerência e determinação, quando o mais correto seria falar em oportunismo político com base social objetiva. São múltiplas as significações da candidatura Gabeira e da “onda verde" nas eleições municipais do Rio de Janeiro, mas a mais expressiva de todas aponta para uma parcela da classe média em permanente crise de identidade.
Um estrato que se enxerga como inovador no trabalho, nas manifestações artísticas e na política, mas como nenhum outro representa a cultura da submissão ao poder e de intolerância a quem não partilha sua cultura de classe.
Esconde seu conservadorismo autoritário empunhando bandeiras que vão da liberação sexual a movimentos ecológicos e descriminalização de usuários de drogas, mas, quando confrontada com perda de privilégios, não hesita em expressar a verdadeira face ideológica: aquela que revela seu caráter histórico submisso e seu velho hábito de festejar formas de poder que recusam a cidadania, não distinguindo o público do privado.
É dessa tensa dialética entre ideal do eu e sua verdadeira subjetividade que nasce a identidade entre a classe média carioca e Fernando Gabeira. Ambos sabem que não são como se apresentam, mas não podem viver sem a auto-imagem construída por meio de omissões espertas.
Precisam repetir como mantra: ”Somos éticos, progressistas e democratas". E se a realidade não confirmar nada disso, não haverá problema. Pois tal como na letra de Adriana Calcanhotto, “cariocas são modernos/cariocas são espertos/ cariocas são diretos/ cariocas não gostam de dias nublados”.
Se há quem diga que a passagem de Gabeira pela luta armada “teve a marca da imaginação", não há motivos para não destacar que ela só foi pródiga no seu primeiro sucesso memorialístico: "O que é isso companheiro?"
Se a narrativa não o apresenta como figura central, as interpretações posteriores, que lhe deram um protagonismo que nunca teve, nunca foram desmentidas pelo autor. Pra quê? Mais importante que o fato é a versão.
De fato, jamais sustentou ter sido o autor do texto - manifesto que jornais, rádios e TVs foram obrigados a tornar público, mas nem pensou em desautorizar os que lhe conferiram uma autoria indevida. Isso é de conhecimento dos freqüentadores do Jobi, bar de boa qualidade do Leblon, onde entre cenas de canibalismo, a nata bronzeada da sociedade carioca celebra seu socialismo de salão. Afinal, “cariocas são atentos/ cariocas são tão claros/ cariocas não gostam de dias fechados”.
Como destaca Alfredo Sirkis, em entrevista a Mário Augusto, pesquisador da Unicamp, "foi ele que contou a história e ficou com a notoriedade, ficou como referência daquela geração com idéias que não correspondem às deles". Nada mais justo. Uma discreta apropriação indébita não é pecado capital para "os inocentes da orla carioca"
As especulações sobre sua sexualidade não foram desmentidas por conta de uma estratégia efetiva de trazer a intolerância sexual para o debate político, mas, como revela Sirkis, por um cálculo erótico prosaico. "O que acontecia naquela época era que... estava na moda ser bissexual! Inclusive, dava prestígio entre as mulheres você dizer que era bissexual".
Foi assim, prezado leitor, que Gabeira se tornou o primeiro heterossexual enrustido do Ocidente. Mais uma vez se comprova que “cariocas são bonitos/ cariocas são sacanas/ cariocas são dourados”... e adoram o arbítrio de uma falsa narrativa que os fazem parecer mais "modernos" do que são.
Gabeira não tem sido diferente na campanha. Usa imagens do dia em que mandou o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti, calar a boca, como se tivesse vencido uma batalha que não travou. O mesmo com as cenas em que, aos trancos, entra na Sessão do Senado onde se votava a cassação de Renan Calheiros. São ações que não ultrapassaram o marco do espetáculo, mas que se encaixam bem no acordo tácito com suas bases.
Os canibais do Jobi precisam se sentir desassombrados e importantes. Sabem que Gabeira é uma construção farsesca, mas isso pouco conta. Eles, em busca de suas ilusões perdidas, também são.
Redivivo, Lacerda vê com satisfação o PV assumir, enfim, o seu destino histórico: ser a tanga de crochê que faltava à direita carioca.
Por Gilson Caroni Filho, um carioca, na Agência Carta Maior.

Anônimo disse...

Sou suburbano, moro em piedade, e voto Gabeira justamente por saber que ele não faz demagogia e é contra qualquer tipo de preconceito. Paes sim é que sobe pelos ombros torpes de milicianos e abençoados votos cegos de Cabresto. Será que os eleitores ’suburbanos’, assim como eu, não percebem que essa campanha suja de Paes está tentando desunir ainda mais a cidade???! já não bastassem a violência, os problemas na saúde pública, um sistema público complexo e falido, agora voltamos a esse tema Zona Sul X Zona Norte!! Eduardo Paes tem o apoio de praticamente todos os partidos,por qual motivo?? Estão todos encantados com o político prodígio criado ao longo da administração César Maia?! E que ainda ostenta como criação sua, as obras do Pan Americano na Gestão do Prefeto Anterior, seu patrão desde o começo da vida política?? Obviamente não. É que Gabeira se recusou a leiloar secretarias públicas em troca de apoio. Ele pretende trazer a nata dos pensadores e especialistas em todos os assuntos, para um processo de reestruturação total da Cidade. Não estamos aqui falando de 40 UPAS ( que ao longo de 4 anos já serão necessárias 200), nem de tapa buraco e maquiagem pra enganar quem já está desenganado de ser… Humano; e cidadão. Falo de grandes empresas, Projetos inacreditáveis, Polos de desenvolvimento para seus filhos e netos. Ou acham que fanáticos, que introduzem possíveis atribuições demoníacas em filhos de Deus, são bem vistos pelos investidores internacionais?? As milícias armadas são ??
As invasões descordenadas e enfurecidas nas comunidades,são as grande saídas??
Somos todos filhos do mesmo criador, erguidos da mesma matéria, queremos todos felicidade e progresso…

POR ISSO VOTO FERNANDO GABEIRA 43 !

Allan

Anônimo disse...

Discordo. O que é isso companheiro é um livro de ótimo nivel.

Postar um comentário